Drª Nídia Marinho

Rua Visc. de Pirajá, 550  Sala 1607 | Ipanema - Rio de Janeiro | CEP 22.410-901

Tels: (21) 2486-9871 | 

DRª NÍDIA MARINHO

Odontologia - Buco Maxilo Facial

Copyright © 2017 Nídia Marinho. Todos os direitos reservados.

REMOÇÃO DO FREIO LABIAL  OU LINGUAL

Frenectomia Labial

 

          O freio anormal ou hiperplásico pode causar o diastema anterior, que é o espaço entre os dentes incisivos centrais aumentado. Seu diagnóstico diferencial é realizado por meio do tracionamento do lábio para trás e para cima, verificando sua mobilidade e isquemia interdental e da papila palatina.

          No entanto, a persistência desses freios anormalmente posicionados e hipertróficos pode prejudicar a movimentação do lábio, afetar a fonação, alterar o contorno gengival dos dentes, além disso, pode interferir na escovação dentária, o que facilita o acúmulo de biofilme e predisposição à doença periodontal.

          A presença de diastema anteriores pode acontecer como um processo natural em determinados instantes do crescimento e desenvolvimento da criança. A fase ideal para avaliação do freio labial superior e cirurgia de Frenectomia é depois que os dentes caninos permanentes já estão erupcionados.

          A cirurgia de Frenectomia visa o corte e mudança da inserção do freio labial, é geralmente realizada em consultório com anestesia local.

 

Frenectomia Lingual

 

          A anquiloglossia, também conhecida como língua presa, ocorre quando o freio lingual é muito curto e a inserção anteriorizada. Isso pode tornar difícil o processo de amamentação dos bebês, e igualmente, pode impedir a correta articulação das palavras no futuro. A língua presa também pode causar problemas de mastigação, deglutição e respiração.

          A cirurgia para corrigir a língua presa é chamado de frenectomia lingual (incisão do freio). É um procedimento relativamente simples e rápido, pode ser realizado em consultório com anestesia local ou com sedação em ambiente hospitalar.

          Como o procedimento cirúrgico é rápido e oferece uma recuperação quase imediata ao paciente, a melhora da mobilidade da língua do bebê ou da criança será igualmente quase imediata.