APNEIA DO SONO

         Apneia do Sono e SAOS

         A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada pela obstrução completa ou parcial das vias aéreas superiores durante o sono. Esta síndrome caracteriza-se principalmente pela dificuldade de uma respiração adequada quando o indivíduo está dormindo, sendo observadas sucessivas paradas na respiração por períodos curtos, roncos ou som semelhante ao sufocamento. O número de eventos, por hora, determina a severidade da doença, que está relacionada ao aumento de risco de doenças cardiovasculares e, portanto, pode pôr em risco a vida do paciente.

         Aumento de peso, deformidades dentofaciais, fatores genéticos e hormonais, uso de medicamentos, tabagismo e o consumo de álcool são considerados fatores predisponentes da Apneia.

         Os principais sinais e sintomas são ronco, sono fragmentado e agitado; sonolência excessiva durante o dia, dificuldades de atenção e concentração; fadiga e Irritabilidade, dentre outros.

Para iniciar um diagnóstico correto, é necessário que o paciente faça uma Polissonografia, um exame realizado em laboratórios ou clínicas de sono sob a supervisão de um profissional treinado para este fim.

         Diversos tratamentos têm sido propostos e realizados para tratamento da SAOS: os casos mais simples podem ser tratados pelo dentista com uso de aparelhos intraorais removíveis que avançam a mandíbula e aumentam o espaço para respiração. Outros podem ser tratados com o CPAP (pressão aérea positiva contínua), uma máquina com máscara nasal que aumenta a ventilação durante o sono e que deve ser utilizada pelo paciente durante o resto de sua vida.

         Indica-se a Cirurgia Ortognática quando o paciente apresenta SAOS severa e não se adapta ao CPAP ou quando possui alterações no crescimento dos maxilares . Pacientes com Retrognatismo (mandíbula para trás) ou Atresia da Maxila (maxilar superior estreito e para trás) apresentam um estreitamento das vias aéreas que diminui a passagem do ar enquanto estão deitados, predispondo ao desenvolvimento da SAOS. A Cirurgia Ortognática para avanço maxilomandibular apresenta resultados significativos para o tratamento da apnéia, com redução dos sintomas em 96% a 99% dos casos.

         Para um diagnóstico adequado, é necessário que o paciente seja submetido a uma avaliação com uma equipe multidisciplinar composta por cirurgião bucomaxilofacial, ortodontista e otorrinolaringologista.

Drª Nídia Marinho

Rua Visc. de Pirajá, 550  Sala 1607 | Ipanema - Rio de Janeiro | CEP 22.410-901

Tels: (21) 2486-9871 | WhatsApp (21) 99660-6208

1%20-%20Instagram_edited.png
1%20-%20linkedin-logo-copy_edited.png

DRª NÍDIA MARINHO

Reabilitação Oral e Maxilo Facial

Copyright © 2017 Nídia Marinho. Todos os direitos reservados.